A educação é a base para a vida.
Com a psicologia educacional compreendi que a vida humana passa por diferentes fases de desenvolvimento até atingir a idade adulta. Sendo que cada fase tem os seus padrões de comportamento característicos.
É através do acompanhamento que identifico esses padrões de comportamento e que faço uma análise do desenvolvimento cognitivo de cada criança ou jovem, o emocional, o comportamental, o motivational, o social e o ambiental.
Através de diferentes metodologias para cada caso específico, consigo definir o método de intervenção mais adequado.
O grande objetivo do meu trabalho é ajudar aqueles que comigo se cruzam a crescerem autónomos, confiantes e mais felizes!
Cada criança ou jovem tem diferentes níveis de aptidões, gostos e potencialidades. Existe uma diferença enorme no grau de aprendizagem numa única sala de aula: há crianças/jovens superdotadas, outras com déficit de atenção, hiperatividade, problemas de memória, outras com problemas de comportamento e algumas com deficiências físicas e mentais.
A psicologia educacional substituiu o sistema repressivo pelo sistema preventivo, através da autodisciplina com atividades criativas e construtivas.
As competências da psicologia educacional vão ao encontro da prevenção através de uma intervenção individual.
Psicóloga Educacional
Mestre em Psicologia Educacional (ISPA - Instituto Universitário de ciências psicológicas, sociais e da vida)