Psicologia Clínica da Criança e do Adolescente
A idade pediátrica acarretas inúmeros e difíceis desafios que resultam diversas vezes em pensamentos e comportamentos disfuncionais, levando a alterações do comportamento, quadros ansiosos ou depressivos. A intervenção ao nível da Psicologia Clínica na infância é fundamental para que estas dificuldades, que são muitas vezes transitórias no desenvolvimento, não se agudizem ao longo da vida.
Este trabalho com crianças e jovens, avaliação e intervenção, é feito segundo uma vertente sistémica e humanista. Todos os contextos em volta da criança (familiar, grupo de pares, escolar) são tidos em conta de forma a garantir a total compreensão da criança e respeito pela sua individualidade.
Assim, na consulta é feita uma avaliação rigorosa do comportamento, desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo bem como de todos os contextos em que a criança ou jovem estão inseridos.
A Clínica MindUp segue uma abordagem cognitivo-comportamental. É uma abordagem específica, clara e direta. Tem como principal objetivo identificar e compreender os padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos desadequados que estão na origem dos problemas. São definidos objetivos de intervenção específicos e estratégias que permitem à pessoa fazer uma reestruturação cognitiva, que leva a uma atitude mais adequada e positiva face aos problemas identificados. O modelo cognitivo-comportamental é empiricamente validado e um dos modelos de maior eficácia cientificamente comprovada.
- Dificuldades de atenção e concentração
- Perturbações de Ansiedade
- Depressão /Perturbações do humor
- Problemas e Perturbações do comportamento
- Dificuldade nas relações interpessoais
- Perturbações alimentares
- Perturbações de eliminação (enurese e encoprese)
- Divórcio dos pais
- Luto e perda
- Insucesso escolar
- Dificuldade no controlo de impulsos
- Tiques
- Competências socioemocionais
- Adição a tecnologias
- Avaliação Psicológica