Image

Equipa

Orientação Parental

A Parentalidade é um dos maiores desafios das nossas vidas, principalmente nos dias de hoje em que as necessidades e exigências são cada vez maiores.

As consultas de Orientação Parental têm como principal objetivo apoiar os pais e outros cuidadores, com base na partilha de dificuldades, de informação e orientação no caminho para uma parentalidade mais segura e positiva. É um trabalho em conjunto para encontrar estratégias de forma a melhorar o dia a dia e a relação com os seus filhos. Temos por base os contributos científicos da intervenção cognitiva-comportamental aliada com uma visão de terceira geração da Parentalidade Consciente e Parentalidade Positiva.

O nosso trabalho e missão passa por criar relações mais saudáveis e felizes com os vossos filhos com base no respeito, compreensão e empatia pela individualidade, tanto dos pais, como da criança.

 

A Orientação Parental pode acontecer em duas vertentes, quando não há presença de comportamentos difíceis e quando há presença de comportamentos difíceis de gerir.

 

Numa primeira vertente, quando não há presença de problemas de comportamento, uma sessão de Orientação Parental pode acontecer como um processo de esclarecimento e desenvolvimento de estratégias educativas que já são aplicadas em casa. Pode ocorrer antes ou no momento de uma mudança na vida da criança em que os pais procuram esclarecimento de como gerir a situação e como ensinar a criança a gerir da situação. Este processo de aconselhamento é procurado muitas vezes por mais que querem preparar as crianças para a entrada na escola ou mudança de escola, o nascimento de um irmão, situação de luto ou de separação dos pais. Numa segunda vertente, a necessidade de Orientação Parental surge quando há a presença de comportamentos nas crianças difíceis de gerir. Aqui, o objetivo passa por compreender e avaliar tanto os pais como a criança, perceber a dinâmica familiar, estratégias que são implementadas em casa e analisar todos os fatores que podem estar a potenciar estes comportamentos. Após uma avaliação rigorosa estabelecem-se objetivos e inicia-se a intervenção rumo a uma dinâmica familiar mais adaptativa e positiva.